quinta-feira, 17 de junho de 2010

Peça festa de sepação em debate no FCC!

 
Na próxima sexta-feira, dia 18 de junho, das 17h às 19h, o Fórum de Ciência e Cultura promove um debate no Salão Moniz de Aragão  com os atores/criadores do espetáculo "Festa de Separação - Um documentário cênico” em cartaz no SESC Copacabana até este final de semana.

Janaína Leite e Felipe Teixeira Pinto, o Fepa, são dirigidos por Luiz Fernando Marques e o espetáculo tem supervisão audiovisual de Evaldo Mocarzel, documentarista com vários trabalhos recentes premiados. O espetáculo propõe questões importantes nas discussões atuais sobre dramaturgia como a associação entre teatro, documentário e performance bem como a criação de uma dramaturgia colaborativa e as relações desta com o real.

"Festa de Separação: Um documentário cênico" estreou dentro do projeto Vitrine Cultural e cumpriu sete meses de temporada em São Paulo e  um mês no Rio de Janeiro no espaço do Sesc.

Janaina Leite cursou a Escola de Artes Dramáticas da USP. É atriz, dramaturga e cofundadora do premiado Grupo XIX de Teatro, companhia existente desde 2001 que participou dos principais festivais do país e de inúmeros no exterior em países como França, Portugal, Cabo Verde, Inglaterra, tendo atuado em inglês e francês. O Grupo já foi contemplado por diversos editais públicos e tem em seu currículo prêmios como os da APCA e Shell. Em seu repertório estão as peças: Hysteria, Hygiene e Arrufos. Atualmente desenvolve processo conjunto entre o Grupo XIX de Teatro e o Grupo Espanca de Belo Horizonte com estreia prevista para maio de 2010.

Felipe Teixeira Pinto é formado pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo – USP. Felipe Teixeira Pinto é músico, cantor e compositor (conhecido como Fepa no meio musical) e atualmente desenvolve um projeto solo, intitulado Pátio do Hospício, que está em processo de ensaio e gravação de disco. Como videomaker trabalha com diversos projetos artísticos do Grupo XIX de Teatro, além de dirigir curtas-metragens e realizar documentação de outros grupos de teatro e dança. Entre os curtas que dirigiu estão Quas produzido pela Academia Internacional de Cinema e Fundo em parceria com a atriz Janaína Leite. Felipe Teixeira Pinto é filósofo e professor desde 2000.

Para maiores informações consultar http://www.forum.ufrj.br/

Ou acesse: http://festadeseparacao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário