O diretor do documentário A Casa de Sandro, Gustavo Beck, convida o público para a exibição na Série Fórum na Tela. O longa, que recebeu Menção Honrosa na 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes, retrata o cotidiano do artista plástico Sandro Donatello Teixeira. Após a sessão, haverá debate com o próprio diretor, além do crítico e cineasta Eduardo Valente e a crítica e curadora Carla Maia. O evento acontecerá terça, 22 de junho, às 19 horas, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A entrada é franca.
Construída sem roteiro, nem decupagem, a trama representa a vontade do autor de revisitar Donatello e sua casa, ainda que apenas pela memória. É a natureza do processo de vivência que proporciona esse encontro. Além desse, Gustavo Beck dirigiu filmes como Chantal Akerman, de cá, além dos curtas Hera e Ismar, que foram selecionados e exibidos em mais de cinquenta festivais de cinema, nacionais e internacionais. No momento, ele desenvolve seu primeiro longa-metragem de ficção, intitulado Terraço.
Eduardo Valente é editor da Revista Cinética, além de crítico e cineasta. Seus três curtas: Um Sol Alaranjado, Castanho e O Monstro, além do longa No Meu Lugar, foram exibidos em diferentes sessões do Festival de Cannes, entre outros festivais internacionais e nacionais. Já Carla Maia é documentarista, produtora e curadora. Mestre em Comunicação Social, ela ministra oficinas de formação audiovisual e integra a Associação Filmes de Quintal. Maia é uma das organizadoras do Forumdoc.bh , festival de filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte (MG).
Texto de Cibele Reschike de Borba
Estagiária de Jornalismo do FCC/UFRJ
Endereço:
Forum de Ciência e Cultura da UFRJPalácio Universitário da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 / 2º andar - CEP: 22295-900 - Urca - RJ
(esquina com Av. Venceslau Brás)
Tel: 2295-1595 / Ramais: 109, 113 e 117
Nenhum comentário:
Postar um comentário